"URIAS É UM GUERREIRO ESPETACULAR E LEAL", DIZ ALEXANDRE BARILLARI




Ator diz também que minissérie agregou conhecimento em sua vida

                                      Mateus Carvalho, do R7 - 24/01/2012
 

O ator Alexandre Barillari vive o guerreiro Urias na minissérie Rei Davi, que estreia nesta terça-feira (24) na tela da Record. É um dos trinta guerreiros mais valentes de Davi, além de ser um homem destemido, leal e religioso. Na visão dele, seu personagem tende a ser o grande herói da história, por não demonstrar fraqueza e não se desviar dos seus objetivos. Casado com Bate-Seba, Urias parece viver um relacionamento frio, sem muito romantismo. Mas dentro do contexto da época, as mulheres tinham a função de cuidar da casa e de procriar. Já os homens tinham a responsabilidade de cuidar do Estado.

" O homem tinha que cuidar das guerras, da defesa do seu território, da união de seu povo e das conquistas. Ele não era pouco apaixonado, o amor era desse jeito. Além disso, Urias é um guerreiro espetacular e leal."

Sobre a relação entre Davi e Urias, Barillari diz que o Rei acaba passando por cima de dois mandamentos: cobiça a mulher do próximo e coloca um de seus melhores soldados na linha de frente na batalha para a conquista de Jerusalém. O soldado, no caso, é Urias.

" O Davi é o mentor intelectual da morte de Urias. Em função disso, ele é imediatamente castigado com a gravidez da Bate-Seba, no nascimento do filho deles."


Com o pecado cometido por Davi, o reino entra em absoluta destruição, como se fosse um castigo vindo de Deus. O ator acredita que a grande sacada dos autores foi dar força a um herói trágico, que é Davi, que com seus pecados abre comportas do mal, que invadem o âmbito social, do Estado e do coletivo. Na minissérie, os autores decidiram que Urias saberia da traição de sua esposa antes de morrer. Urias é informado por ela, que foi traído e que ela estava grávida do Rei. A cena mais forte para Barillari é a revelação de Bate-Seba.

" O Urias é informado, só que com sua lealdade e seus princípios tão sólidos ele acaba perdoando. Ele é um cara de uma elevação espiritual incrível, o que me permite dizer que o Urias seja o grande herói da minissérie, fiel a seus princípios e que é capaz de perdoar."

Sobre o papel de interpretar um personagem de uma história bíblica, o ator diz que todo trabalho em que ele possa aprender e se expor a coisas que antes não sabia, lhe interessa. Ele complementa dizendo que se não fosse o trabalho, não iria conhecer as lutas com espadas, tiro com arco e flecha e as lutas com lança. Para Barillari, o momento mais prazeroso das gravações é a reunião com o elenco da minissérie. Ele diz que conheceu novos amigos e que teve grandes surpresas de outras pessoas que não tinha muito contato. Sobre a sua parceira em algumas cenas, Renata Domínguez, que interpreta Bate-Seba, ele só tem elogios a fazer.

" A Renata é o tipo de atriz que comunga comigo de algumas posturas. Ela é muito atenciosa e entende que ensaiar, passar o texto, não diminui o frescor da cena. E eu adoro dividir as cenas com alguém que pensa como eu."

O sucesso da minissérie é esperado por todos do elenco e, para o ator, não é diferente. Ele acredita no sucesso absoluto de Rei Davi, principalmente com a qualidade com que as cenas estão sendo gravadas.

"Acho que todos nós do elenco ficamos comovidos com as cenas que vimos na coletiva, ficamos espantados com a qualidade das cenas."

 

www.alexandrebarillari.com.br por Luciana Basile

   2002-2015 ©.