Alexandre Barillari

PORTAL DO LEÃO LOBO – 31/07/2006
EM PRIMEIRA MÃO: ALEXANDRE BARILLARI VAI PARTICIPAR DO PROGRAMA “BAILANDO POR UM SONHO”

Acabo de saber uma novidade sobre Alexandre Barillari, que interpreta o vilão Gustavo em "Cristal". O ator está confirmadíssimo no programa "Bailando por um sonho", do SBT, que será apresentado por Silvio Santos. Alexandre, inclusive, já começa a gravar sua participação amanhã. Uma pulguinha me contou que o ator está animadíssimo com a oportunidade de integrar o time da nova atração do Dono do Baú. Vamos ver como ele se sai, né?

O FUXICO – 13/06/2006
COPA: ALEXANDRE BARILLARI DECORA A CASA
Alexandre Barillari, que está no elenco da nova novela do SBT, Cristal, como o vilão Gustavo, contou a Ofuxico como está se preparando para os dias dos jogos do Brasil, na Copa do Mundo 2006: “Me visto de verde e amarelo e reúno minha família e amigos em minha casa, no Rio de Janeiro. Além disso, arrumo a minha casa, com bandeiras e até guardanapos temáticos”. Alexandre revelou que é superfamília e que mora com os pais e irmã até hoje: “Não nos desgrudamos e, em momentos de festas como essa, nos tornamos mais unidos ainda”. (POR ANDRÉIA TAKANO)

PORAlexandre BarillariTAL DO LEÃO LOBO – 29/05/2006
ALEXANDRE BARILLARI VAI SER MULHERENGO EM “CRISTAL”
Muita gente me pergunta como será o perfil do vilão que Alexandre Barillari interpretará em “Cristal”. Descobri todos os detalhes e vou adiantar para vocês! Alexandre viverá na novela o personagem Gustavo Palhares, que será um conhecido ator de TV e teatro. Charmoso e sedutor, Gustavo não passará de um cafajeste e usará a fama e sua beleza para atrair as mulheres. Utilizará a imprensa e o meio artístico para criar boatos e fofocas de bastidores, se fazendo passar por bom caráter e profissional exemplar. Além disso, ele terá inveja de Alex (Giuseppe Oristânio) e fará de tudo para destruir a vida do rapaz.

O FUXICO – 26/05/2006
ALEXANDRE BARILLARI: “NO SBT SINTO-ME UM ANTHONY HOPKINS”
Preparem-se telespectadores! Alexandre Barillari está prontíssimo para seu próximo vilão. O ator, que interpretou o malvado Guto, em Alma Gêmea, da Globo, assinou com o SBT e interpretará outro personagem sem caráter, dessa vez, na novela Cristal, que tem estréia para 5 de junho, às 19h. "Interpreto Gustavo Palhares. Um conhecido ator de TV e teatro, que sempre teve muita inveja do sucesso de Alex (Giuseppe Oristânio). Cínico, ele procura se mostrar como um colega de Alex. Além disso, Gustavo odeia Vitória (Bete Coelho), que é casada com Alex. E, por saber de algum segredo dela no passado, ele a tem na mão. Enfim, a idéia de Gustavo é a de acabar com toda essa família de Vitória", contou Alexandre a OFuxico.Quanto ao convite para o elenco, Alexandre explicou: "Na ocasião estava analisando duas propostas de duas outras emissoras e o Herval entrou na história. Vim até o SBT para conversar com ele e fui bem claro, disse que morava no Rio de Janeiro e, que, para aceitar gravar em São Paulo teria que ter algumas vantagens. (risos). Não posso negar que a proposta financeira foi maravilhosa. Seria bobo se não aceitasse, mas, além disso, estava querendo viver um outro vilão e Herval me deu essa oportunidade. Tudo, tudo o que eu pedi até agora, eles me deram. No SBT sinto-me um Antony Hopkins. (risos)".
Segundo Alexandre, ele palpitou até no figurino de seu personagem: "Eu e a equipe do figurino fomos até um shopping de São Paulo e eu fui escolhendo as vestimentas para compor meu vilão. Acho isso importantíssimo. Quando faço um personagem, eu me apaixono e quero fazer o meu melhor, então penso em cada detalhe e minhas vontades foram acatadas". Sobre a direção de Herval Rossano, Alexandre só tem elogios: "Ele é maravilhoso. Nunca havia trabalhado com ele. Ele é um cara exigente, mas eu também sou. Então acho que tem dado muito certo esse conjunto".(POR ANDRÉIA TAKANO)

PORTAL UOL – Folha Online – 26/05/2006Alexandre Barillari
ALEXANDRE BARILLARI VOLTA COMO VILÃO EM “CRISTAL
”O bom vilão à TV torna. Após o mau-caráter Guto de "Alma Gêmea", da Globo --que teve a morte como castigo por seus crimes--, Alexandre Barillari será o malvado Gustavo em "Cristal", que estréia no SBT dia 5 de junho. O personagem é um ator de TV e de teatro, que não mede esforços para despertar o interesse da mídia e do público sobre o seu trabalho e a sua vida pessoal. Também não poupará Alex (Giuseppe Oristânio) da vilania. Com inveja da popularidade do colega, aprontará inúmeras maldades para destrui-lo. E assim que Cristal (Bianca Castanho) se envolver com João Pedro (Dado Dolabella), filho do seu rival, também se tornará sua vítima. "Guto e Gustavo são vilões distintos", avisa Alexandre, a fim de evitar comparações com o trabalho anterior. "Guto se revelou logo, matando a heroína da novela. Gustavo usa de tramóias e cinismo para conseguir o que quer."

O FUXICO – 16/04/2006
PÁSCOA: ALEXANDRE BARILLARI CURTE OVO DE MARSIPAN
Filho de católicos italianos, Alexandre Barillari e sua família não deixam de comemorar o Domingo de Páscoa com todas as tradições referentes à data. E o que não falta são os ovos, só que o ator troca os de chocolates comuns por marsipan. “Almoçamos todos juntos e o clima é sempre de muita felicidade e união, como deve ser. Mas, como adoro marsipan, o meu ovo de Páscoa foge ao tradicional. Todo mundo sabe desse meu gosto e faz a minha vontade, mesmo agora que já sou grandinho”, brinca o ator.

O FUXICO – 06/04/2006
ALEXANDRE BARILLARI SUBSTITUI RODRIGO VERONESE EM “CRISTAL”
Alexandre Barillari, que fez sucesso no papel do assustador Guto de Alma Gêmea, da Globo, e ainda recebeu elogios da crítica pela sua atuação, assinou contrato com o SBT. O ator está no elenco de Cristal, a próxima trama do canal. Segundo a assessoria da emissora de Silvio Santos, Alexandre viverá o personagem Gustavo Palhares, um ator vaidoso e insensível. Seu personagem será capaz de tudo para conseguir o que deseja. O convite partiu do diretor de teledramaturgia, Herval Rossano. Sendo assim, Barillari viverá mais um vilão na tevê. "Todo ator tem o sonho de fazer um vilão. Eu o realizei no meu último trabalho e gostei. É bom poder buscar realidade distinta a nossa, é o que vou fazer em Cristal", explica Alexandre. Sendo assim, Alexandre fica com o papel que seria de Rodrigo Veronese. Depois de saber que não interpretaria o mocinho da trama, Veronese conversou com Herval e soube que seria o antagonista, porém, Rodrigo acabou não aceitando esse trabalho.

O Alexandre Barillari e Juliana Pina MendonçaFUXICO – 07/03/2006
ALEXANDRE BARILLARI APRESENTA CONCURSO DE BELEZA
Alexandre Barillari, que faz sucesso como o assustador Guto de Alma Gêmea, deixou de lado suas maldades na trama global para ser o apresentador do Miss Beleza Baiana 2006.O concurso, que acontecerá no próximo sábado, dia 18, em Lauro de Freitas (BA), irá escolher a candidata do Estado para concorrer à Miss Brasil 2006, no dia 8 de abril, no Claro Hall (RJ).O objetivo do concurso é conquistar mais uma vez os títulos de Miss Brasil e Miss Universo. A última vez que a Bahia teve esse privilégio foi em 1968, com a beleza consagrada de Martha Vasconcellos, um dos ícones da beleza brasileira, que hoje faz doutorado em psicologia nos Estados Unidos.

PORTAL DO LEÃO LOBO – 03/02/2006
ALEXANDRE BARILLARI ARRUMA TEMPO PARA NAVEGAR NA INTERNET

Alexandre Barillari, o Raul de “Alma Gêmea”, adora navegar na internet. Soube até que ele fica contente quando recebe o carinho dos fãs na rede. Diferente de alguns artistas, que possuem Orkut sem nunca ter feito, Alexandre sempre deixa claro aos fãs que possui, sim, Orkut. Mas, que sua rotina está tão corrida que mal sobra tempo para responder todos os scraps. Quem sabe quando terminar a novela, não é?

Theo Becker e Alexandre Barillari

ISTOÉ GENTE – Coluna “Agito” - 20/02/2006

CAMPEONATO BALLANTINE´S DE WAKEBOARD

A Lagoa da Conceição, em Florianópolis, foi o palco do Ballantine’s Summer Games 2006, evento esportivo que reuniu os melhores atletas do wakeboard mundial no litoral da Santa Catarina, de 8 a 11 de fevereiro. Realizada no Praia Mole Park Hotel, com o patrocínio de Ballantine’s, uísque do grupo francês Pernod Ricard, a competição contou com a presença de campeões brasileiros e de representantes da Argentina, Estados Unidos e Inglaterra. Os atores Theo Becker, Alexandre Barillari e André Segatti arriscaram algumas manobras no esporte, que exige força e equilíbrio sobre a prancha, orientados pelo campeão brasileiro Mario Manzolli, o Marito. Danielle Winits também esteve por lá e acompanhou algumas das provas. Ana Di Biasi, a salva-vidas do Caldeirão do Hulk, fez questão de testar uma das pranchas, já que também pratica o esporte.  (POR BIANCA ZARAMELLA)

 



TRIBUNA DO BRASIL – Coluna “Televisão” - 18/02/2006
UM VILÃO CHEIO DE CHARME

Para Barillari foi um presente interpretar o maldoso Guto
Aos 32 anos com 14 de carreira, o ator carioca Alexandre Barillari experimenta, novamente, o gostinho do reconhecimento público por seu excelente desempenho como o vilão Guto da novela de Walcyr Carrasco, que bate recorde em audiência no horário das seis da Rede Globo, Alma Gêmea. Beleza, dedicação e talento resumem apenas uma pequena parte de Alexandre Barillari, que vive cada dia de sua vida com a intensidade de quem tem sede de saber, conhecer, se informar, ver e viver coisas novas. Com uma criação tradicional católica, o ator adepto de um mix filosófico, que inclui muitos princípios espíritas como a crença na vida após a morte, é um grande amante da natureza e não abre mão de suas pedaladas diárias pela orla da praia do Leme/RJ, onde se locomove para afazeres diários como academia, aulas de literatura, ensaios de teatro, além, é claro, de se inspirar para terminar seu primeiro romance Um Mar Sem Norte, com lançamento previsto para o segundo semestre desse ano, ele, ainda, aproveita para queimar algumas calorias extras, já que engorda com a mesma facilidade que emagrece, “esse ar que estou respirando já vai exigir de mim meia hora de transporting”, dizia Barillari, exibindo um corpo escultural conquistado à base de uma dieta balanceada e muita malhação: “qualquer tempinho que tenho reservo para a ginástica. Corro na areia da praia, ando de bicicleta e dou aquela caprichada na musculação para definir. Quando sinto que estou mais pesado minha alimentação fica no frango insípido, com arroz pouco temperado, já que o sal é um veneno para mim, que retenho muito líquido. Minha dieta é triste, até porque não como nem legumes, nem verduras!”, explicou bem humorado, aproveitando para fazer uma boa comparação sobre a importância de estar em forma com o conteúdo que cada um traz dentro de si: “Assim como o cérebro bem alimentado de informações é positivo, o corpo, cuidado e tratado, é uma das minhas ferramentas básicas de trabalho como ator”. Para quem não sabe, o ator é formado em arquitetura pela UFRJ e não deixa para trás a arte de sua formação, procurando aplicá-la sempre a seu favor: “Funciona como uma catarse. É uma explosão de idéias e rola uma satisfação incrível. Consigo fazer muito do que desejo ter, mas não consigo encontrar do tamanho certo para comprar. Como sou eu que faço, fica do jeito que quero”, comenta, o ator que já produziu objetos como, as duas mesinhas-aparadoras que conserva em sua sala de estar, assim como, alguns quadros abstratos também expostos.
Apaixonado pela língua portuguesa - Além da paixão pelas artes, Alexandre é um manancial inesgotável de conteúdo sobre a língua portuguesa, aluno aplicado da professora Ana Maria Zanelli, Alexandre é apaixonado pela palavra escrita e falada, utilizando a história do nosso idioma, também para compor seus personagens durante sua carreira, “apesar de já ter feito trabalhos atuais, sinto com muito mais força os papéis de época, na minha trajetória, como o Aluízio de Oliveira em South American Way e o Beto de Chocolate com Pimenta”, analisa, ressaltando a importância desse aprendizado para a composição do Guto: “Esse personagem foi um processo muito louco. Conversei com minha irmã que é psiquiatra e, também, trabalha no sistema penitenciário, visitei todas as instalações do presídio Ary Franco, cai dentro das aulas de interpretação com a Camila Amado e de literatura para ficar em dia, e percebi o quanto tudo isso sempre é importante na hora de defender alguma idéia”, contou. Ao lembrar dos benefícios que já teve por conta de seu interesse em conhecer o idioma profundamente, Alexandre recorda uma cena na qual Guto estava preso e, na hora de gravar, ele preferiu trocar a pronuncia de um verbo por uma abreviação. Segundo o ator, que procurou atestar o acerto de sua teoria, por meio de informações encontradas sob orientação do doutor em letras, o professor Domício Proença Filho: “Eu teria que dizer: ‘Cristina, eu estou preso’, como estava no texto, mas, eu disse: ‘Cristina to preso’ porque cabia no universo contextual que o personagem estava inserido, apesar da época, ele era um cara que não pertencia à classe social nenhuma. Mas, não quiseram que a cena fosse ao ar com o tô. Contrariado, tive que dizer o tal estou com todas as letras. Com as charges da época, que encontrei, como referência do que se usava, conversei com o Walcyr sobre o texto e nunca mais saiu um estou da boca do Guto. Isso é muito gratificante, porque quando um ator pesquisa fundo sobre seu personagem, ele sabe exatamente o que dizer e o peso de cada palavra que vai ser dita”. (POR: LUCIANA COSTA BARRETTO / DIFFER).

 

 



                                                     PORTAL DO LEÃO LOBO – 15/01/2006

CURIOSIDAAlexandre BarillariDE: MÃE DE ALEXANDRE BARILLARI QUERIA QUE ELE FOSSE GENERAL DO EXÉRCITO

Muitos atores, antes de entrarem na área da dramaturgia, quase seguem carreiras completamente diferentes da atuação. Estão lembrados de Fernanda Paes Leme, que queria ser jornalista? Pois a profissão que esteve a um ponto de ser adotada por Alexandre Barillari, o Guto, de “Alma Gêmea”, é extremamente inusitada: a mãe do rapaz queria que ele fosse general do exército! Como vocês sabem, os pais do ator não apoiavam a decisão dele de entrar na dramaturgia, então Alexandre teve que tirar a idéia de exército da cabeça de sua mãe antes de ir atrás de seu ofício dos sonhos.

 



PORTAL DO LEÃO LOBO – 14/01/2006

ALEXANDRE BARILLARI AFIRMA GOSTAR DOS ASSÉDIO DOS FÃS

Muitos atores não são chegados em dar autógrafos e tirar fotos. Alexandre Barillari, o Guto de “Alma Gêmea”, parece não ser um desses, pois afirmou achar o assédio dos fãs um prazer. De acordo com ele, a aproximação dos admiradores é bem-vinda e lidada da melhor forma possível. Entretanto, Alexandre diz que às vezes não está se sentindo bem e gostaria que os fãs o vissem como uma pessoa como qualquer outra, alguns dias alegre e outros cabisbaixo.

 



PORTAL DO LEÃO LOBO – 10/01/2006
ALEXANDRE BARILLARI NÃO COMENTAVA COM OS PAIS A AMBIÇÃO DE SER ATOR

Quem vê o ator Alexandre Barillari na pele do vilão Guto em “Alma Gêmea” não imagina as dificuldades que ele enfrentou para realizar o sonho de ser ator. Alexandre revelou que fazia cursos de teatro à noite, para que os pais não soubessem. Pois é, o galã não recebeu apoio de casa quando foi atrás da ambição de entrar na carreira artística. Os pais dele só souberam a verdade quando viram um anúncio no jornal que promovia a peça que ele encenava. “Eles não foram assistir, ficaram decepcionados e magoados”, confessa.

 



CONTA MAIS – edição 264 – 02/01/2006

MEU NATAL INESQUECÍVEL

“Inesquecível foi o Natal da primeira bicicleta, em que tive a crença absoluta de que foi posta na minha sala pelo Papai Noel. Tinha uns 6 anos e fiquei com um sentimento de euforia por ter ganho o presente que queria e ao mesmo tempo frustrado porque não acordei antes para ver Papai Noel. Mal sabia eu que meus pais faziam tudo com o tempo cronometrado. Adorava acreditar nessa magia. No dia 25 fiquei andando de bicicleta na sala mesmo. Minha família é de formação católica e sempre montamos a árvore no dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro) e desmontamos no dia 6 de janeiro (Dia de Reis)” – ALEXANDRE BARILLARI

 



PORTAL DO LEÃO LOBO - 22/12/2005

ALEXANDRE BARILLARI QUER LANÇAR UM LIVRO

Fiquei sabendo que Alexandre Barillari, o Guto de “Alma Gêmea”, tem muitos planos para 2006. Além de filmar um longa-metragem, ele pensa em lançar um livro. Isso mesmo! Até agora, a única coisa que se sabe que será um romance. Pelo visto o ator vai agradar muitos apaixonados...

 Alexandre Barillari


PORTAL DO LEÃO LOBO – 08/12/2005
ALEXANDRE BARILLARI SE ASSUSTOU AO TIRAR A ROUPA

Como assim, meu bem? Uma pulguinha me contou que Alexandre Barillari não estava gostando muito da idéia de tirar a roupa durante o ensaio sensual que fez para o site “Paparazzo”. Soube que na noite anterior o galã chegou a ficar sem sono, de tanto que pensava no ensaio. No grande dia, ele ficou um pouco assustado. Depois, Alexandre se acostumou com a idéia e até se sentiu mais entusiasmado durante uma pose e outra.

 



PORTAL DO LEÃO LOBO – 28/11/2005

ALEXANDRE BARILLARI É A FAVOR DE COMIDAS SAUDÁVEIS

Uma pulguinha me contou que Alexandre Barillari prefere ter uma alimentação saudável. O ator é super cuidadoso na hora de se alimentar. Ele evita consumir refrigerantes e pratos gordurosos. Está explicado, então, o motivo do ator ter um corpo tão escultural!

 



O FUXICO – 23/10/2005

ALEXANDRE BARILLARI É JULGADO PELO PÚBLICO

Alexandre Barillari, que vive o malvado Guto em Alma Gêmea, na Globo, conferiu como anda sua popularidade com público. O programa Vídeo Show levou o ator para o Viaduto do Chá, em São Paulo, onde ele foi julgado pelos telespectadores. Na trama, Barillari é o assassino de Luna (Liliana Castro) e apaixonado por Cristina (Flávia Alessandra). Preso por outros motivos, saiu da cadeia e voltou à cidade, para desespero da governanta de Rafael (Eduardos Moscovis). É ele que ajuda Cristina em suas maldades. De acordo com o jornal Diário de S. Paulo deste domingo, dia 23, a matéria com o galã será exibida no programa de quarta-feira, dia 26.
O Vídeo Show é exibido a partir das 14h30, pela Globo. (POR ELBA KRISS)

 



PORTAL DO LEÃO LOBO – 09/10/2005
ALEXANDRE BARILLARI CAI NO SAMBA

Foi animado o ensaio de sábado da Estação Primeira de Mangueira, no Rio de Janeiro! O ator Alexandre Barillari deixou a maldade do vilão Guto, da novela “Alma Gêmea”, em casa e mostrou que tem samba no pé! Além dele, o jogador Roger o e o dançarino Carlinhos de Jesus também marcaram presença na quadra da escola, que está escolhendo a composição que irá embalar seu desfile no Carnaval 2006.

 



PORTAL DO LEÃO LOBO – 09/10/2005
ALEXANDRE BARILLARI GANHA FICHA CRIMINAL

CalmaAlexandre Barillari aí, meu bem! Alexandre Barillari ganhou uma ficha criminal sim, mas na novela “Alma Gêmea”. Todos sabemos que seu personagem Guto não é flor que se cheire e isso vai ser mais que comprovado quando a ficha criminal do moço aparecer. A produção de arte da globo elaborou um documento com o histórico dele, para as cenas que vão ser gravadas esta semana. Na ficha do galã, consta que seu nome completo é Augusto dos Santos, ex-vendedor autônomo, nascido em 14 de Junho de 1900, que cometeu uma tentativa de assalto, preso em flagrante em 1929, e um outro roubo também em 1925. Há também a informação que o rapaz recebia me sustento. Porém, o nome da moça não foi revelado. Ele promete trazer alguns problemas para certas pessoas na trama, o que deixa nossa curiosidade ainda mais aguçada. Vamos aguardar as cenas!

 



O FUXICO – 09/09/2005

ALEXANDRE BARILLARI VIRA PADRINHO DE DEBUTANTES

Alexandre Barillari, que vive o personagem Guto em Alma Gêmea, da Globo, será padrinho do 9º Baile de Debutantes da Estação Primeira de Mangueira, no próximo dia 23. A informação é do jornal O Globo, de sexta-feira, dia 9. Os bailes de debutantes da Mangueira são famosos e costumam reunir celebridades para a alegria das aniversariantes, e Barillari é o convidado especial da vez. Na pele do maldoso Guto, na trama global, o galã mostrará que na verdade é um bom moço.(POR ELBA KRISS)

 



PORTAL TERRA – Coluna “Gente e TV” – 27/08/2006

BARILLARI VISITOU PRESÍDIO PARA COMPOR VILÃO DE “ALMA GÊMEA”

Alexandre Barillari gosta de "mergulhar" fundo nos personagens que interpreta. Para dar vida ao vilão Guto de Alma Gêmea, da Globo, não poderia ser diferente. Antes de começar a gravar a novela das seis, o ator passou três dias em contato com detentos do presídio Ary Franco, no Rio de Janeiro. Lá, pôde conhecer histórias e relatos bem diferentes do seu "universo". Além disso, a experiência serviu para que o ator pudesse dar um "tom" mais realista ao personagem. "O personagem exigiu, da minha parte, um sacrifício maior e uma pesquisa também maior", lembra.
Satisfeito com o personagem, Alexandre gosta de destacar que interpretar vilões é sempre mais instigante do que viver os mocinhos das novelas. "O vilão atiça um lado da nossa personalidade, que não vem à tona facilmente”, avalia.

 



BABADO – 13/06/2005

BARILLARI: “NÃO HÁ CARANDIRU NA TV QUE MOSTRE A REALIDADE”

Alexandre Barillari vai interpretar o assassino da protagonista Luna (Liliana Castro) na novela Alma Gêmea. Guto é apaixonado pela vilã Cristina (Flávia Alessandra) e acaba sendo preso depois de atender a um pedido da amada, roubar as jóias de Luna e acabar matando a moça. Para compor o personagem, o ator visitou o presídio Ary Franco, no Rio de Janeiro, e conversou com alguns detentos. Ele ficou assustado com a realidade dos presos. - Não há Carandiru ou qualquer coisa que passe na TV que seja capaz de mostrar exatamente como é aquele universo. É muito pior do que se pode imaginar, disse ele. Barillari esteve no presídio por três dias. Para atuar ele vai usar lentes de contato coloridas e terá o cabelo clareado.(POR  CAROL GREGNANIN)

 



VEJA RIO – 04/05/2005

DURAS LIÇÕES DO PRESÍDIO

Foram três dias de confinamento no Presídio Ari Franco, em busca do DNA de seu próximo personagem. Alexandre Barillari será o vilão de Alma Gêmea, novela que estréia em junho. No domingo (1º), ele começa a dar vida a Guto, que logo no primeiro capítulo comete um assassinato. "Eu e a Flávia Alessandra seremos uma espécie de Bonnie and Clyde na trama", diz o ator, numa citação ao casal americano de bandidos que virou filme. Barillari saiu impressionado da experiência na prisão. "Não há cinema ou livro que consiga relatar aquela realidade", diz ele.

 



VEJA RIO -  15/10/2001Alexandre Barillari

O DURO OFÍCIO DE FAZER TEATRO

Na montagem do infantil Tribobó City, em cartaz no Teatro Scala, todo o elenco teve de botar a mão na massa. "O esquema é de cooperativa e cada um faz a sua parte", conta o ator e arquiteto Alexandre Barillari, a quem coube fazer o cenário. Foram vinte dias de trabalho e três projetos diferentes até chegar ao salão do Velho Oeste que compõe o palco. "Foi muito divertido. Criar o cenário atiçou meu imaginário." Mas a arquitetura vai continuar como diletantismo para ele. "Agora, estou fazendo o projeto da minha casa em Angra", diz Barillari.

 



BABADO – 13/10/2001
ALEXANDRE BARILLARI ASSINA CENÁRIO DE PEÇA
O ator Alexandre Barillari mostrou uma outra faceta de seu talento. É dele os cenários da peça Tribobó City, que Miguel Falabella estreou no Teatro Scala, no Rio, na sexta-feira. A peça é um musical protagonizado e dirigido por Miguel, baseado num texto de Maria Clara Machado. Além de assinar o cenário, Alexandre faz o antagonista da peça o Mocinho de Sousa.

 



BABADO - 06/07/2001

PROGRAMA “SAI DE BAIXO” RECEBE ALEXANDRE BARILLARI

Alexandre Barillari fará uma participação especial no episódio .... E o Índio Levou que o Sai de Baixo vai exibir neste domingo (8). O ator sarado interpretará o papel de um índio, o cacique Ubirajema, que por meio de uma ONG criada por Vavá (Luis Gustavo) leva uma parte de sua tribo para o Arouche com o intuito de chamar a atenção para a defesa de suas terras. Entre outras coisas, "Bira", como o índio gosta de ser chamado, tentará transformar Magda (Marisa Orth) numa "Deusa da Chuva", acreditando que ela tem grandes poderes sobrenaturais. O Sai de Baixo vai ao ar logo depois do Fantástico.

 



BABADO - 29/06/2001

ALEXANDRE BARILLARI DISTRIBUI AUTÓGRAFOS

Depois do sucesso do primeiro dia de pré-estréia da peça South American Way, de Miguel Falabella, Alexandre Barillari, que está no elenco como o amante de Carmen Miranda, distribuiu muitos autógrafos ao público que foi à casa de shows Scala, no Rio, conferir a segunda pré-estréia, que aconteceu na quinta-feira(28).

 



BABADOAlexandre Barillari - Pimenta do Salomão - 20/06/2001

ALEXANDRE BARILLARI NO “SAI DE BAIXO”

Por Antonio Salomão, colunista do Babado. O ator-gato-marombado Alexandre Barilari e a diretora Cininha de Paula foram jantar com amigos no badaladíssimo restaurante Quattrino, em São Paulo. Barilari tinha acabado de gravar uma participação especial no Sai de Baixo. Uma tiete mais engazada numa champanhe perguntou para uma amiga: esse pedaço de mal caminho, o Barilari, com essas coxonas grossas de correr atrás de tatu, será que nunca vai posar pelado? Mistério! Luxo!!!

 



BABADO – 29/03/2001
ALEXANDRE BARILLARI E ROBERTO BATAGLIN VÃO A INTERLAGOS
Alexandre Barillari e Roberto Bataglin já reservaram seus lugares para o GP de Interlagos, no próximo domingo. Os dois atores irão assistir à corrida de fórmula um no camarote da Ferrari e da Shell. A atriz Rafaela Fischer também foi convidada, mas ainda está em dúvida. Ela não sabe se vai para São Paulo ou passa o fim de semana no Rio de Janeiro com a mãe, Vera Fischer
.

 


BABADO - Pimenta do Salomão - 23/02/2001
ALEXANDRE BARILLARI SEM FANTASIA

Por Antonio Salomão, colunista do Babado O ator-gato-moreno Alexandre Barillari estava ontem à noite na badaladíssima concentração do bloco da Margareth Menezes, no endiabrado carnaval baiano. Ele foi fantasiado dele mesmo em si! Bermuda amarela, t-shirt homem-objeto e dois braços tão marombados de fazer inveja ao Hércules! Será que no caso dele, aquele refrão um tapinha não doi é sadomasoquismo? Luxo!!!

 


VALEPARAIBANO – Coluna “Jornal” - 18/02/2001Alexandre Barillari
ALEXANDRE BARILLARI LAMENTA RAPIDEZ DE “VIDAS CRUZADAS”
A novela "Vidas Cruzadas", da Record, está na reta final. Ou, pelo menos, as gravações já estão praticamente concluídas e o elenco, em ritmo de adeus. Mas, curiosamente, a trama ainda fica no ar até abril. Assim, "Vidas Cruzadas" ainda vai estar sendo exibida nos próximos dois meses e alguns atores já começam a sentir saudades. É o caso de Alexandre Barillari, que interpreta o farrista Aquiles. "Quando comecei a dar forma ao personagem e fazer uma boa composição, as gravações estavam encerrando. Foi tudo muito rápido", lamenta.Desde que estreou na televisão, Alexandre nunca havia protagonizado uma novela. No entanto, ele não considera esse o fato mais relevante. "Eu não acredito em pequenos ou grandes personagens. Posso ter um pequeno papel e, aos poucos, fazê-lo crescer", conclui o ator, que prefere destacar a chance de ter atuado com grandes veteranos na trama. "Contracenar com atores como Laura Cardoso e Sérgio Britto é o equivalente a 10 anos de experiência em poucos meses", valoriza. No momento, o ator não sabe se vai renovar o contrato com a Record, não tem nenhum trabalho em vista na tevê mas também não está muito preocupado com isso. Por enquanto, Alexandre está ensaiando a peça "Temporada no Inferno", de Ulysses Cruz e tem planos de fazer o filme "Polaróides Urbanos", de Miguel Falabella.
Nome: Alexandre Barillari de Almeida.
Nascimento: Em 19 de março de 1974, no Rio de Janeiro.
Primeiro personagem: O Pinóquio, numa participação no "Sítio do Pica-pau Amarelo", em 1982.
Momento marcante: "Quando viajei sozinho para o exterior, em 1994".
Atuação inesquecível: Arlete Salles em "Salsa e Merengue".
O que gosta de assistir na tevê: "A tevê brasileira é muito rica e eu gosto de tudo".
O que falta na tevê: "Nada. Tem programa para todos os gostos. Quem não gosta de um, tem a opção de mudar de canal".
O que gostaria que fosse reprisado: A novela "Salsa e Merengue".
Com quem gostaria de contracenar: Raul Cortez, Antônio Fagundes e Cleide Yácones.
Personalidade: A escritora Nélida Pinon.
Um filme: "Meu Tio", de Jacques Tati.
Livro de cabeceira: "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", de José Saramago.
Mulher bonita: Ivete Sangalo.
Personagem que gostaria de fazer: Marius Dommerci, o estudante idealista de "Os Miseráveis", do livro de Victor Hugo.
Uma mania: Roer unha.
Uma superstição: Comer romã no dia de Reis.
Projeto para o futuro: Fazer o filme "Polaróides Urbanas", de Miguel Falabella.
(POR FLÁVIA KYRILLOS / TV PRESS)

 

CORREIOWEB – Coluna “Correio da TV” – 30/12/2000

REENCONTRO COM O MAL

Em Vidas Cruzadas, Alexandre Barillari tem oportunidade de se aprofundar no papel de vilão, experiência que viveu em três capítulos de O Cravo e a Rosa.

Em meados deste ano, Alexandre Barillari teve a chance de experimentar um tipo até então inédito na carreira: o de vilão. Mas como a ponta em O Cravo e a Rosa, na Globo, durou apenas três capítulos, o ator mal conseguiu provar o gostinho. Mas foi graças à breve experiência que Fernando Rancoleta, diretor de elenco da Record, o chamou para interpretar o Aquiles em Vidas Cruzadas.O momento não poderia ser mais propício. O contrato com a Globo estava acabando e, na emissora, Alexandre não tinha nada em vista.‘Foi coisa do destino. Não fosse por essa situação, poderia ter ficado sem fazer nada’’, diz. Mas o principal motivo que levou Alexandre a aceitar o convite da Record foi mesmo o perfil do personagem. Ele garante que a questão financeira ficou em segundo plano. ‘‘Estava interessado mesmo era em um bom papel’’, afirma. O melhor para Alexandre é que o personagem não é apenas um simples vilão, que vive para fazer o mal. No início da trama, se apaixona por Letícia (Patrícia de Sabrit). Depois a rejeita por influencia do avô Teodoro (Sérgio Britto). ‘‘O Aquiles não é linear. Não é vilão por opção, mas por condição.’’A ida de Alexandre para a Record foi facilitada também por causa da peça Deu Broadway na Cabeça. Como a montagem entraria em cartaz em São Paulo, onde ficam os estúdios da Record, ficou mais fácil encarar a mudança de cidade. Mesmo assim, ele enfrenta dificuldade em se adaptar à capital paulista. ‘‘Sou carioca demais. Morava em frente à praia e usava bicicleta como meio de transporte. Nunca me imaginei vivendo em São Paulo.’’.Em Salsa e Merengue (1996), na Globo, Alexandre fez o primeiro personagem de destaque. Depois encabeçou o elenco de Malhação por dois anos. Mas a primeira experiência como ator foi cedo, aos oito anos. Interpretou o Pinóquio no Sítio do Pica-Pau Amarelo. Tudo começou como brincadeira, quando uma amiga de seus pais, produtora da novela infantil, o chamou para participar de alguns capítulos. Só que ele tomou gosto pela coisa e percebeu que queria seguir a carreira de ator. Mas os pais reprovaram a idéia de transformar a experiências em profissão. Só que, aos 16 anos, ele se matriculou na Escola de Artes Cênicas Rosane Goffman — sem que os pais soubessem. Quando atuou na primeira peça profissional, Yentl, eles descobriram no jornal o nome do filho no elenco. ‘‘Não disseram uma palavra sobre o assunto. E até hoje não dão o braço a torcer.’’ (POR MARIANA MEIRELES / TV PRESS)

 

 

 

 

www.alexandrebarillari.com.br por Luciana Basile

   2002-2015 ©.